A torcida cruzeirense acordou de ressaca, ainda buscando explicações e motivos para tanta irregularidade, a visita ao Paraná foi desastrosa, o futebol apresentado ainda pior, e de gigante fomos presa fácil a mediana equipe do Coritiba. Logo após os 4x0 um coro pela cabeça de Celso Roth começou a ecoar na rede, e pedidos de treinadores já são comuns entre os torcedores. No entanto, seria esta a melhor saída para recuperarmos um bom futebol, regular e eficiente?
Um resultado negativo ontem, era quase que esperado, os desfalques, a fraca campanha, e jogar no Couto Pereira, apontavam para uma derrota. Mas não da maneira que foi, tanto pelo placar, tanto por como a equipe se portou em campo. Um time apático, irritado, errando saídas de bola simples, errando recuos ao goleiro, a zaga embora guiada pelo gigante Donato (gigante apenas em altura 1,93) mais uma vez não saiu do chão nas bolas aéreas, mais uma vez mostrou uma tremenda falta de concentração em lances que poderiam ter tornado o placar ainda mais elástico.No meio, a "experiência" mais uma vez pesou contra, nossos volantes parecem jogadores que estão em vias da aposentadoria, não apresentam nem qualidades defensivas, nem ofensivas. E isso que praticamente temos um time de volantes na Toca II. Lucas Silva, boa e única surpresa positiva nesta equipe (Contratado de onde? Ah... Formado na base...) foi sacado por Roth ao longo da partida, para a entrada do ineficiente e corredor Tinga. Homem da correria e do mal posicionamento. Sandro Silva até agora não demonstrou fazer jus as expectativas positivas vindas do torcedor. Os outros dispensam comentários, já são velhos conhecidos dos torcedores, e reis das críticas.
É evidente que o problema do Cruzeiro está no planejamento equivocado da temporada, na permanência de uma base de clube forjada de um time quase rebaixado, das escolhas do Dr. Gilvan em manter Vágner Mancini no início da temporada, o contestado diretor Dimas Fonseca, e bancar contratações em número, mas que se quer forneceram um titular a equipe. Mas absolver Roth que pegou o clube totalmente bagunçado seria a saída? Ao que parece não. Por mais que o elenco seja um dos piores, o treinador teve dedo em muita indicação furada de reforço, não consegue dar padrão de jogo a equipe (retranca e kamikase se alternam de jogo a jogo), peca por substituições desesperadas (Lucas Silva por Tinga, que o diga), insiste em Wellington como solução no ataque, jogadas ensaiadas inexistem, segurança defensiva idem, a armação fica quase que isolada na lateral do campo, e o resultado é um time totalmente irregular.
O novo Cruzeiro de Celso Roth é um que se alterna entre jogar ligado a tomada, numa correria insana, ineficiente, e uma equipe nervosa ou apática. O torcedor mais que espectador desse pesadelo interminável, já começa a perder a paciência. Tem a ala daqueles que pedem a volta de Adilson Batista, a ala dos que pedem alternativas internacionais como a de Jorge Sampaoli, outros que pedem Muricy, Levir Cupi, Marcelo Oliveira, Luxemburgo. A lista não termina. Mas tem aqueles também que temem que a saída do Roth nos leve ao espiral de derrotas, e que de equipe irregular, o Cruzeiro adquira regularidade nas derrotas. Outros ainda temem a chegada de utros profissionais tão contestados quanto o Celso, Geninhos e Alexandres Gallos da vida.
Em meio ao conflito nas arquibancadas, o clássico se aproxima, sendo este crucial para o cargo de Celso Roth, uma vitória recuperará o ânimo da torcida, e fará por hora os problemas se ofuscarem. Em compensação uma derrota, tornará o ambiente insustentável ao treinador sulista. Entre tantas incertezas, a única que fica é que afastando ameaças de rebaixamento, a diretoria tem que correr, para definir uma comissão técnica confiável, que auxilie efetivamente Alexandre Mattos na função de contratar, que olhe com carinho para Toca I, e que faça planejamentos sérios para 2013, guiando o perdido Dr. Gilvan a um trabalho profissional e sério. Chega de montagens de elenco em meio a temporada, chega de apostas equivocadas em jogadores amadores, chega de equívocos no comando técnico. A China Azul, clama por seu Cruzeiro Esporte Clube de volta!

Nenhum comentário :
Postar um comentário
Manifeste sua Opinião sobre este post.