2/04/2014

Privatização da torcida


Gostaria de deixar claro que o texto a seguir não foi baseado em nada comprovado ou que me disseram, e sim de algo que eu penso em cima daquilo que eu vi ou vejo.

É inegável o fato de que as organizadas (em especial a pavilhão e máfia azul) tiveram atitudes vergonhosas passivas de punições.

Mas quero falar sobre a atitude da diretoria em proibir a entrada de pessoas portando material que fazem referência a essas organizadas.

Qual vai ser o próximo passo, proibir o torcedor de entrar com camisa que não seja original?

Oras, não que eu esteja defendendo as organizadas, mas creio eu que o sistema de segurança que foi investido no Mineirão e os custos altíssimos dos ingressos já sejam o suficientes pra fiscalizar marginais infiltrados.

Pode parecer teoria da conspiração, mas não consigo ver de outra forma, que não seja a de que a diretoria do cruzeiro quer ter o poder total sobre o que os torcedores fazem ou não fazem. E não estou falando apenas dos atos de vandalismo, até porque isso ai já está na constituição e é obrigação do estado, mas estou falando da diretoria manipular o torcedor, ao ponto de acreditarem, por exemplo, de que o medalhão Júlio Baptista foi uma boa contratação,

Ao ponto de torcedores que questionam algumas atitudes da diretoria, serem taxados de “atleticanos” (provavelmente isso irá acontecer comigo por conta desse texto).

Já não basta a “elitização” da torcida, pois a forma em que o discurso do sócio torcedor é feito, juntada a prepotência dos sócios “investidores” dão a entender que o torcedor que não é sócio “investidor” não é torcedor de verdade, não tem o direito de cobrar, já que não paga pra ser torcedor, como se esse torcedor que não é sócio “investidor” não vestisse a camisa com aquela aberração laranja (iremos falar disso tbm), não assistisse ou ouvisse os jogos, não lessem matérias em impressos ou na web.

O sócio torcedor hoje se faz importante pra economia do clube, mas não pra dizer quem é mais torcedor que o outro.

O papel do torcedor é torcer e cobrar quando for preciso. Se o torcedor quer da o seu dinheiro suado (ou não) para o clube, é problema dele, mas isso não pode ser visto como obrigação.

Pois bem, através desse envolvimento de amor e dinheiro, a diretoria vem conseguindo juntar um grupo especifico de torcedores que mesmo pagando ficam do lado da diretoria, pois esses que pagam, pagam caro, se pagam caro pra um clube, é pq não vai fazer falta na sua casa. Portanto é um torcedor que não tem aquela mesma sinergia com o clube do coração, como o torcedor mais humilde financeiramente. Geralmente o torcedor com renda mais baixa, é aquele que se envolve mais com o clube, que cobra, que ri, que chora, que quer ver sempre o time vencendo. Esse torcedor que investe, parece que não liga muito se o time ta caminhando bem ou não rumo a algum título, o que importa pra ele é se o time esta lucrando bem com a bilheteria, se as negociações estão sendo vantajosas e coisas do tipo.

Estão privatizando a torcida, essa que é o maior patrimônio do clube. Ou o torcedor se adéqua aos modos da diretoria, ou não é torcedor.

A nossa política de camisas é um exemplo claro da imposição da diretoria para com o torcedor.

Somos obrigados a usar uma camisa linda que se torna horrível por conta de um borrado laranja. Clubes como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Coritiba oferecem aos seus torcedores a possibilidade de comprarem camisas sem os patrocinadores sujando a camisa. Internacional e Grêmio até então, só utilizam patrocínios que se adéqüe as cores de suas camisas.
Porque o atual Campeão Brasileiro, três vezes campeão, tetra da Copa do Brasil e bi da libertadores, o melhor clube brasileiro do Século XX, quinto maior em números de sócios no Brasil não consegue algo do tipo?
Falta lobby ou atitude da diretoria em prol do torcedor?

Peço aos torcedores que tenham senso crítico em ver acertos e não fazer vista grossa pros erros. Que saibam cobrar a diretoria atitudes que beneficiam o torcedor, e não só atitudes dos torcedores para beneficiar o caixa do clube.

Não deixem que a diretoria tenha os torcedores nas mãos pra fazerem o que bem entendem da forma que querem.

Não deixem a diretoria aproveitar o bom momento pra tentar ter o controle de tudo, até dos torcedores.

Quem move o time é essa torcida.


Participem do nosso grupo:

Siga nosso Twitter:

Curta nossa página no Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Manifeste sua Opinião sobre este post.