1/23/2013

Histórias do Mineirão part.1




                             O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil e o 29ª maior do mundo, de acordo com as estimativas do World Stadium. No Brasil é superado apenas pelo Maracanã.

-  

 

PRIMEIRO CLÁSSICO NO MINEIRÃO


  

O primeiro clássico realizado no estádio Mineirão foi pelo campeonato mineiro de 1965. O Cruzeiro vencia o Atlético por 1 a 0 quando, aos 34 minutos do 2º tempo, alguns diretores atleticanos, alegando a marcação de um pênalti irregular, invadiram o campo afirmando que a falta acontecera sobre a linha da área. A partida foi encerrada após o Atlético ter vários jogadores expulsos e o Cruzeiro ficou com o título mineiro daquele ano, abrindo a Era Mineirão. 

Organizado pela Federação Mineira de Futebol, a história do campeonato pode ser dividida em duas partes: antes e depois da construção do Mineirão, que foi inaugurado em setembro de 1965. A época chamada de Era Mineirão marca o crescimento do time mais jovem da capital, o Cruzeiro, que assumiu um papel de destaque no cenário esportivo nacional após vencer o Santos de Pelé na final da Taça Brasil. O Atlético é o maior vencedor do torneio, com 40 títulos. Porém, o Cruzeiro é o maior campeão da Era Mineirão, com 22 títulos após 1965, contra 19 do rival.
 

MAIOR PÚBLICO NO MINEIRÃO

O Mineirão, estádio que, atualmente, está em reformas para receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, abrigou o maior público presente de sua história, no dia 22 de junho de 1997. Cruzeiro e Villa Nova decidiram o Campeonato Mineiro diante de 132.834 pessoas presentes.

 
Foi o maior público já registrado em um estádio em Minas Gerais. O público pagante foi de 74.857 pessoas. No entanto, a diretoria do Cruzeiro, descrente de tamanho interesse, liberou a entrada gratuita para mulheres e crianças. O que se viu foi um tumulto generalizado. As autoridades anunciaram que cerca de 20 mil torcedores não conseguiram entrar no estádio.
Com uma campanha melhor durante a primeira fase do Estadual, o Cruzeiro jogou por dois resultados iguais para conquistar o título. Assim, o 1 a 0, no Mineirão, gol de Marcelo Ramos, foi suficiente, já que, no primeiro jogo, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, o Villa Nova venceu por 2 a 1.


Ficha do jogo

CRUZEIRO 1 X 0 VILLA NOVA

Cruzeiro
Dida; Vítor, Célio Lúcio, Wilson Gottardo e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Cleison e Palhinha (Da Silva); Marcelo Ramos (Alex Mineiro)  e Elivelton (Donizete Amorim). Técnico: Paulo Autuori.


Villa Nova
Cláudio; Wilson, Eleomar, Cláudio Roberto e  Vânder; Jean, Alemão, Joca (Adão) e  Guiba; Kao Baiano (Paulo César) e Milton. Técnico:  Brandãozinho.


Data: 22/6/1997
Motivo: segunda partida da final do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marco Antônio Cunha
Auxiliares: José Eugênio e Marco Antônio Martins
Público: 74.857 pagantes / 132.834 presentes
Cartões amarelos: Ricardinho, Vítor e  Gottardo (Cruzeiro); Jean e Vander (Villa Nova) Gol: Marcelo Ramos (Cruzeiro), aos 10 minutos do primeiro tempo



Abraços china azul, aguardem a part.2

att: Philipe Freitas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Manifeste sua Opinião sobre este post.